segunda-feira, 24 de maio de 2010

A ARTE COMO TERAPIA NO DIA A DIA DA CASA LAR!

Feira de Arte na Casa Lar

A ARTE COMO TERAPIA NO DIA A DIA DA ABEMEL


A terceira idade é uma etapa natural da vida com características próprias, na qual ainda há possibilidades de mudanças e realização pessoal. Facilitada pela maior disponibilidade de tempo e liberdade, pode ser um período interessante de descobertas e renovação.

Nossa proposta abrange diversos aspectos a serem trabalhados através de orientações e atividades específicas em:

Artesanato (Trabalhos Manuais - Ponto Cruz, crochê, técnicas de pinturas em tecido e em tela, craquelê e decoupagem), promovendo e estimulando a auto – estima, auto –confiança no resgate a autonomia do idoso nas atividades da vida diária, através da confecção, exposição e venda permanente dos trabalhos  realizados nas oficinas pelos Idosos integrantes dos programas da  Casa Lar.

Atividades Sócio – educativas - Oficinas de Jogos ( Dominó, dama , jogos de cartas, jogo da memória, quebra cabeça). Observando a concentração e raciocínio, estimulando a capacidade funcional do idoso 






Atividades Cognitivas – Desenvolver o psicomotor, coordenação motora e percepção visual através  de: recorte e colagem, mosaico, pintura etc.


Oficina Humanizada - Momentos de
Interiorização através de dinâmicas reflexivas, filmes, meditação e relaxamento; exercícios de leitura e visualização acompanhados de mensagens positivas visando o desenvolvimento cultural e relatos das vivencias dos idosos, motivando a auto-biografia.

Oficina informativa e educativa Palestras Informativas – desenvolvendo temas atuais através de debates, plenárias e gincanas voltados a crítica de um pensamento transformador, como a realização da II MARCHA DOS CABEÇAS BRANCAS, movimento de mobilização  social no resgate a cidadania  idealizado e realizado pela ABEMEL Casa Lar do Idoso em parceria com ONGs, escolas, Igreja e comunidade local,  em 01/10/2009 dia Internacional do Idoso.




                                                 Vilauba Figueiredo
                                                  Pedagoga e Arteterapeuta







Um comentário:

Cícero Duarte disse...

Olá Vilauba, o Blog está de Parabéns está muiito bonito, uma sugetão ficaria melhor ainda se tivesse um fundo musical na página inicial coma aquela música ... é preciso saber viver... é só uma sugestão e se possível. Dê lembranças a todos aí a janaely dona Erivan e a todos os funcionários que aí se encontran e principalmente a todos os internos,okkk. até a próxima. felicidades

Cícero Duarte