domingo, 3 de abril de 2011

RECICLANDO: Faça Oratórios e Capelas de Caixa de Leite.

 A Arte Utilizada como Terapia

Diferente da terapia ocupacional, em princípio pelo próprio nome, a Arteterapia não tem como intenção "ocupar", mas sim proporcionar experiências de criação, autoconhecimento e crescimento pessoal, pois são atividades que vão além da atuação do terapeuta.
Depressão, ansiedade, inibição, autoestima baixa, doenças crônicas, distúrbios alimentares, problemas conjugais, estresse, comportamentos violentos, distúrbios do sono e traumas de infância, são alguns dos problemas apresentados pelas pessoas que mais buscam a arteterapia como auxílio para cura dessas enfermidades do homem moderno. 
As atividades desenvolvidas neste processo permitem trabalhar harmonia, espontaneidade, coordenação motora, motivação, auto-imagem, superação de obstáculos, desinibição, entre outras.
Consequentemente ocorre um aperfeiçoamento na forma de comunicação do sujeito consigo e com o grupo que interage.



Nesta oficina de reciclagem com o Grupo de Convivvência Social, utilizamos caixas de palelão que podem ser de leite, todinho, creme de leite e outras, cola,tesoura, tecidos de várias cores e estampas, EVA, papel madeira, bicos de renda, flores, cola glíter, tinta, papel de embrulho ou papel de presente. Você pode usar de criatividade aproveitar o material que tiver em sua casa.
VEJA  NOSSA OFICINA E CONFIRA O RESULTADO; ORATÓRIOS E CAPELAS LINDAS CONFECCIONADOS POR ELAS.
 RECONDICIONAMENTO FISICO DOS MEMBROS SUPERIORES COM O FISIOTERAPEUTA RONAYRE
RELAXADAS E PRONTAS PARA TRABALHAR, DIVIDIMOS A TURMA EM EQUIPE TENDO COMO FACILITADORA A ARTETERAPEUTA VILAUBA.


.











 Viu só quantas obras de arte e quantas artistas?
Acompanhe o passo-a-passo  na confecção dos Oratórios do Blog Recicladores e aproveite bem essa dica: http://recicladoresdomeioambiente.blogspot.com/2010/06/confeccao-de-um-oratorio-ou-capela.html

Material: Caixa de leite, todinho, creme de leite ou suco, cola, tesoura



1° passo. Conseguir a caixa, lavar e secar.
2° passo. Fazer um corte horizontal na parte de cima de umas das caixas de leite.



3° passo. Fazer um corte na frente da caixa em sentido vertical, até restarem 2cms do fim da mesma





4° passo. Fazer um corte na caixa na parte de baixo logo onde você terminou de deixar os 2cms em sentido horizontal até as extremidades de caixa.



5° Passo. Na parte de cima da caixa você fará 4 cortes como indicado na imagem abaixo.





6° Passo. Abrir a parte da frente como na imagem abaixo.



7° Passo. Cortaroutra caixa ou cartolina que servirá para o telhado da Capela. Esse corte deve ser feito levando em consideração o tamanho da caixa que está servindo para a confecção da capela. Como na foto abaixo.

Está pronta a sua capela, vc pode decorá-la de várias formas,dando o seu toque pessoal e reciclando materiais que você tenha em casa; tecidos de várias cores e estampas, EVA, papel madeira, bicos de renda, cola glíter, flores, tinta, papel de embrulho ou papel de presente. 
FÁCIL NÉ ! ENTÃO, MÃOS A OBRA ! 

Vilauba Figueiredo

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá me chamo Marisa sou de Pelotas Rio Grande do Sul, navegando encontrei o seu blog e gostei muito da dica, de fato o idoso só precisa ser estimulado, depois disso ele vai longe. Também trabalho com essa clientela e gosto muito, irei realizar essa oficina. Muito legal.

Anônimo disse...

Amei teu blog amiga!!!
minha querida comadre Raimundo muito feliz!
abração a todos!

Unknown disse...

Pense em uma artista que além de produzir belas peças artezanais transmite e compartinha com todos a sua volta a pedagoga Vilauba que muito me ensinou...PARABÉNS AMIGA....
Sem esquecer as idosas do grupo de convivência que merecem os PARABÉNS por produzir peças tão belas...PARABÉNS AS SENHORAS MERECEM...

Roberta Fonseca Winter. disse...

Eu e mãe gostamos de pintar oratórios. Adoramos o projeto de vocês. Parabéns!

rdegari disse...

estou juntando um monte de cx de leite pq quero fazer oratório para dar de natal, só que não entendi direito o pap, principalment a parte do corte de cima da primeira caixa e do telhado. como prende? cola com que? por favor, me ajudem, preciso fazer presentes para senhoras de um grupo de oração e não tenho dinehrio então preciso improvisar. obrigado. rita

Vilauba Figueiredo disse...

Olá Rita, fico muito feliz em ajuda-la bem; 1ºvc cortará o lado de cima da caixa, fará um corte ao meio para fazer as portas deixando a parte inferior colada. Depois vc usa uma tira larga de cartolina ou de outra caixa para fazer o telhado, caso não queira o telhado em forma de V vc poderá colar as abas de cima e fazer uma cruz, usar um tecido ou um bico de fita assim cm as idosas fizeram. Usamos cola quente para um resultado rápido. Espero tê-la ajudado e obrigada pela visita. Volte Sempre.