Histórico

 Diante da vivência religiosa, da fundadora da Casa-Lar, Maria Erivan Alves dos Santos, apóso retorno  à sua terra natal Milagres, deu continuidade à sua missão em benefício dos irmãos carentes da comunidade, assistindo aos doentes e idosos, na sua vida espiritual, levando-os a  Eucaristia. Mediante a situação de descaso e abandono de alguns idosos, sentiu a urgente necessidade de acolher os que se encontravam marginalizados e desprezados. 
Amadurecendo a idéia, reuniu-se com um grupo de amigos e comunidade a fim de expô-las ao conhecimento dos mesmos. Com a aprovação  da idéia, esta foi articulada com as autoridades locais : Pároco da Igreja Católica, Promotor de Justiça, representantes de ONGS, Secretaria de Assistência Social  e comunidade local. 
 E no dia 06 de Abril de 1996 foi realizado a Assembléia Geral para a criação de fato e de direito da ABEMEL –Associação Beneficente Manduca e Letícia, nome escolhido em homenagem,  aos pais  da fundadora,   Sr. Manduca e  D.Letícia.( In memória ), sendo assim aberta a Casa-Lar, abrigando os que se encontravam em total abandono.
A partir da criação foi elaborado um Plano de Atividades a serem desenvolvidas com os Idosos no sistema de abrigamento e de convivência social que funciona até os dias atuais, cada vez mais inovador em consonância com as leis  que amparam as pessoas Idosas  em nosso País: Constituição Federal–1988, Política Nacional do Idoso- Lei Nº 8.842, LOAS, Lei Orgânica de Assistência Social- Nº 8742/ 93, Constituição Estadual- 1989,  Estatuto do idoso, CNDI Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, CEDI Conselho Estadual dos Direitos do Idoso,Conselho Municipal dos Direitos do Idoso CMDI,  ANVISA, Vigilância Sanitária Municipal e Estadual.
A Associação Beneficente Manduca e Letícia, ABEMEL – Casa Lar do Idoso, com sede à Rua Santos Dumont, 161, na cidade de Milagres, Região do Cariri ao Sul do Ceará, a 72 Km do Juazeiro do Norte e 84 Km da Cidade do Crato, nasceu dia 06 de abril de 1996, da necessidade de se criar no Município de Milagres uma Instituição voltada para a 3ª idade, cuja Missão Institucional, é desenvolver programas direcionados à terceira idade e em especial a idosos em situação de exclusão, sem família e lar, proporcionando-lhes vida digna em sistema asilar e de convivência social,  garantindo plena realização dos seus direitos como cidadãos, e tendo como visão vislumbrando  um mundo em que todas as pessoas idosas possam viver de forma digna, ativa, saudável e seguro, tornando-se, pioneira no Município de Milagres e Municípios vizinhos, desenvolvendo atividades direcionadas a esta clientela.
 Tendo por objetivo maior, ampliar e diversificar o atendimento aos idosos, a ABEMEL tem desenvolvido ações com bons resultados e satisfação do público atendido através dos programas:
·         Sistema de Abrigamento: Assiste  a 16 idosos internos  
·         Acolhida ao Idoso Peregrino: Assiste idosos romeiros da romaria do Padre Cícero,
·         Visitas Domiciliares: Assiste a 20 idosos em domicilio;
·         Grupo de Convivência Social: Assiste 50 idosos de Convivência Social
Grande parte de nossas atividades são realizadas em parceria com organizações governamentais (OGs) e organizações não governamentais (ONGs) onde interagimos com nossos parceiros a fim de garantir que as pessoas idosas possam viver de forma digna, ativa, saudável e segura.
A ABEMEL é hoje, um referencial à pessoa idosa no resgate da cidadania, da valorização e promoção social, bem como local de ensino e pesquisa para alunos da Rede Pública e Privada desde o Ensino Fundamental a Universidades, direcionado a estágios de Escolas Técnicas Profissionalizantes do município e municípios circunvizinhos.
O Público Alvo da Associação está representado prioritariamente por 16 idosos em sistema de Idosos de Longa Permanência - ILP e de 50 idosos de  Convivência Social, além de acolher  idosos peregrinos e  realizar acompanhamento aos 20 idosos pertencentes ao programa de visitas domiciliares.
A Diretoria da ABEMEL é constituída de membros assim distribuídos: Presidente, Vice-Presidente, 1ª e 2ª Secretária, lª e 2ª Tesoureira, Conselho Fiscais e Suplentes, conforme Estatuto, são votados em Assembléia executando mandato de três anos, não recebendo nenhum tipo de remuneração para o desempenho das funções. Mensalmente se reúnem para avaliação das atividades da Casa-Lar e mantém um relacionamento aberto e de cooperação com os Idosos, como também com a equipe prestadora de serviços diários para Casa-Lar. Sendo administrada pela então Presidente e fundadora Maria Erivan Alves dos Santos.
O funcionamento da ABEMEL compreende hoje os seguintes registros: Reconhecimento de Utilidade Pública Municipal, Utilidade Publica Estadual, Utilidade Pública Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, Registro no Fichário Central de Obras do Estado do Ceará, Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS e Conselho de Idosos Municipal e Estadual – CMDI.
Mensalmente é feito um relatório de Receitas e Despesas da ABEMEL e anualmente o Balanço Financeiro que é publicado nos jornais de circulação em nossa região. Os relatórios são avaliados e aprovados pelo Conselho Fiscal da ABEMEL.
A ABEMEL desenvolve suas atividades com os recursos da Previdência Social de alguns dos idosos institucionalizados (aja vista que dos residentes recentemente abrigados, na sua grande maioria chegam com seus benefícios comprometidos com empréstimos realizados pela própria família ou responsável, vale ressaltar que 4% das residentes não são beneficiadas), correspondente ao salário mínimo do nosso País, não sendo suficiente para atender as necessidades existentes como: alimentação, saúde, vestuário, medicamentos e administração geral da Casa-Lar como: água, luz, telefone, prestação de Serviços e outros. As doações voluntárias, realizadas pelos Amigos da Casa-Lar correspondem aproximadamente a 20% na parte de alimentação, um convênio com a Secretaria de Assistência Social do Estado do Ceará Ação Continuada, de 220,00 mensais (duzentos e vinte reais) com Programa de Convivência Social atendendo 50 idosas externas, Programa sua Nota Vale Dinheiro convênio realizado com a Secretária da Fazenda – SEFAZ, que consiste na arrecadação de cupons fiscais junto à comunidade local e circunvizinha, suprindo pequenos reparos e consertos da estrutura física da casa. Quando aprovados, formalizamos convênio com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado que supre em 50% das nossas necessidades.
Acreditamos que quando não se respeita uma pessoa em sua integridade biopsicossocial, ela é excluída da sociedade pelas famílias, instituições e governos. A ABEMEL Casa Lar do Idoso é de fato, um local onde gente cuida de gente, com humanismo, suportando as angústias do ser humano diante da fragilidade do corpo e da mente, um instrumento que proporciona aos seus usuários dignidade na consolidação de uma cidadania concreta, permitindo o desenvolvimento social e cultural, a real possibilidade de mudança para pessoas que necessitam de muito pouco para conquistar muito mais.