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Essa é Amélia com 97 anos, idosa residente deste abrigo montando um jogo de figuras geométricas, trabalhamos a percepção visual, raciocínio e concentração. |
Lukesi
define a atividade lúdica "como aquela que propicia a plenitude da
experiência".
Esclarece que "é uma atividade onde o sujeito entrega-se à
experiência sem restrições de qualquer tipo, especialmente as mentais,
que usualmente tem por base juízos pré-concebidos sobre coisas e
práticos humana onde nos envlovemos por inteiro.
Os jogos apresentam múltiplas possibilidades de
interação consigo mesmo e com o outro".
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Jogo de cartas, através do jogo observamos a concentração, interação com o outro. |
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Trabalhamos a concentração, e a coordenação visio-motora: coordenação de movimentos que são orientados pela visão, associada a outras habilidades. Exemplos: olho- mão, olho- pés. |
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Dobradura |
O uso de atividades lúdicas, de brincadeiras, dinâmicas e jogos, danças
e movimento corporais favorece, ao idoso principalmente o deprimido,
restabelecer contato com o outro.
Favorece também a auto-expressão e
autopercepção, a melhora da auto-estima e do autocuidado, restaura o
interesse e a concentração, aumenta a energia e a confiança em si mesmo,
reduz o sentimento de culpa e inutilidade, o que acarreta uma melhora
considerável do humor deprimido e a saída de quadros depressivos.
Venho estudando e trabalhando com a terapia associada ao lúdico, e
tenho percebido que os jogos apresentam múltiplas possibilidades de
interação entre os idosos principalmente os institucionalizados, na atividade lúdica, o que importa não é apenas
o produto da atividade, o que dela resulta, mas a própria ação,
o momento vivido;possibilita a quem a vivencia:
momentos de encontro consigo
e com o outro,
momentos de fantasia e de realidade,
de ressignificação
e percepção,
momentos de autoconhecimento e conhecimento do outro,
de cuidar de si e olhar para o outro,
momentos de vida.
Vilauba Figueiredo
Pedagoga e arterapeuta
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