sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Lúdico como Terapia

Essa é Amélia com 97 anos, idosa residente deste abrigo montando um jogo de figuras geométricas, trabalhamos a percepção visual, raciocínio e concentração.

Lukesi define a atividade lúdica "como aquela que propicia a plenitude da experiência". 
Esclarece que "é uma atividade onde o sujeito entrega-se à experiência sem restrições de qualquer tipo, especialmente as mentais, que usualmente tem por base juízos pré-concebidos sobre coisas e práticos humana onde nos envlovemos por inteiro.
Os jogos apresentam múltiplas possibilidades de interação consigo mesmo e com o outro".
Jogo de cartas, através do jogo observamos a concentração, interação com o outro.
Trabalhamos a concentração, e a coordenação visio-motora: coordenação de movimentos que são orientados pela visão, associada a outras habilidades. Exemplos: olho- mão, olho- pés.
Dobradura
Pintura com canetas hidrográficas trabalhamos a coordenação motora-fina: harmonia e precisão dos movimentos finos dos músculos das mãos e rosto, ou coordenação dos músculos pequenos para atividades finas. 

O uso de atividades lúdicas, de brincadeiras, dinâmicas e jogos, danças e movimento corporais favorece, ao idoso principalmente o deprimido, restabelecer contato com o outro. 
Favorece também a auto-expressão e autopercepção, a melhora da auto-estima e do autocuidado, restaura o interesse e a concentração, aumenta a energia e a confiança em si mesmo, reduz o sentimento de culpa e inutilidade, o que acarreta uma melhora considerável do humor deprimido e a saída de quadros depressivos.
   Venho estudando e trabalhando com a terapia associada ao lúdico, e tenho percebido que os jogos apresentam múltiplas possibilidades de interação entre os idosos principalmente os institucionalizados, na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade, o que dela resulta, mas a própria ação, o momento vivido;possibilita a quem a vivencia:
momentos de encontro consigo e com o outro, 
momentos de fantasia e de realidade, 
de ressignificação e percepção, 
momentos de autoconhecimento e conhecimento do outro, 
de cuidar de si e olhar para o outro, 
momentos de vida.
Vilauba Figueiredo
Pedagoga e arterapeuta

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