segunda-feira, 13 de junho de 2011

Oficina de Recorte e Colagem

 A ordem do Dia é se movimentar!

Oficina de artesanato com EVA.  As idosas do Grupo de Convivência Social Saber Viver da ABEMEL, neste último final de semana produziu lindas peças coloridas   de EVA, com muita criatividade. Confira.
               
A arte terapia pode ser um ótimo instrumento de trabalho com idosos, pois por seu aspecto lúdico proporciona as pessoas que estão nesta fase da vida,expressar seus sentimentos,emoções,medos e angústia,em relação ao seu processo de envelhecimento.
Através da arte,o idoso pode resgatar situações de vida que não foram devidamente elaboradas,e a partir dos recursos artísticos e expressivos,pode configurara tais situações e elaborá-las e integrá-las a sua consciência.
Fazer e vivenciar arte promove relaxamento, rebaixamento do nível da ansiedade, ,impaciência e angústia-que é normal no indivíduo idoso principalmente nos  idosos institucionalizados. 
É uma oportunidade de ser escutado,de receber atenção,que em muitos casos é o que muitos deles precisam, além de ser  uma forma de lazer,onde o idoso preenche o tempo de forma prazerosa no resgate a sua auto estima e autonomia.

"A arte facilita, oferece caminhos, mas o que cura é a relação. Quando as pessoas estão numa relação de acolhimento, de aceitação, de estímulo à criatividade do outro, isso favorece processos de cura".Chiesa
Vilauba Figueiredo

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, Vilauba, belo trabalho.