terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Era uma Vez?






           Era uma Vez...


                                  Era uma Vez?                                                          

                           Ou ainda está sendo?
                            quando?
                            como?
                            no espaço, no tempo no momento!

Ontem fui menina, moça, mulher...
filha, mãe e avó.
Hoje o que ficou de mim? Ou diria o que restou de mim?
Aonde estou agora, como estou,alguém me perguntou?
Decidiram por mim! O que restou? Aceitar!Onde estou não importa mais, para aonde irei nem tão pouco...

Porém quero deixar bem claro nessas linhas que também vivi como muitos outros, formei minha família, tinha minha casa, os meus ao meu lado e o tempo, a idade, as enfermidades foram me distanciando de tudo o que eu mais amava.
Derrepente  já não sabia quem eu era, me perdi de mim mesma, vaguei pelo vazio de minha mente, restando-me apenas algumas lembranças, que continuavam vivas a cada batida do meu  cansado coração que teimava em me falar que eu estava viva.

Uma Maria dentre tantas outras Marias,
uma velha em um abrigo, 
Uma menia, uma mulher, uma senhora!
Eu... viva... e com todos os sentimentos de uma vida!

                                   Vilauba Figueiredo

Essa é uma história real, longe de um faz de contas, a história de tantas "Marias" pelo mundo afora, uma realidade comum hoje em dia, devido a falta de tempo, de conhecimento, e do egoismo que assola a humanidade, que exclui e não perdoa aqueles que estão limitados em sua condição humana.
Se você tem a oportunidade de conviver com um idoso, escute-o, ame-o, cuide, retribua tudo o que ele fez por você, porque todos nós seremos idosos um dia, resta-nos saber, para aonde iremos e com quem estaremos. Reflita.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Vilauba, lindo e legitimo texto, expressa a realidade nua e crua, só quem conviveu ou convive com este cotidiano tem tamanha propriedade para falar, ainda que distante acompanho e admiro esta missão. Grande abraço a todos que fazem a ABEMEL.