terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Envelhescência: fase de transformações!

ENVELHESCÊNCIA

Se antes de virar adulto a gente passa pela adolescência, quando a gente faz 60 passa para a envelhescência.

 Envelhescência:

Preparação para entrar na velhice, fase atenua efeitos do avanço etário tal qual a adolescência está para a maturidade e requer atenção e apoio dos mais jovens.

A sociedade envelhece e sua população também. Como chegar à maturidade com a saúde em dia e com espaço na sociedade?

Para se chegar à maturidade com a saúde em dia, sem dúvidas, é necessário pensarmos em mudanças, saber viver a vida de forma consciente, sabendo o que se quer de cada dia e quais são seus direitos e deveres preservados e cumpridos.


Hoje os idosos vêm se preocupando cada vez mais com sua saúde física e mental. Antes mesmo de entrar na terceira idade, muitos buscam ajuda quando necessário de profissionais especializados, fazem exercícios para melhorar sua qualidade de vida, assim aumentando a autoestima. Há a busca, também, para estar com amigos. Dessa forma, almejam obter qualidade de vida mesmo estando com os cabelos brancos.
O prolongamento da vida pode ser sinônimo da envelhescência e da própria velhice. A envelhescência pode atenuar os efeitos da velhice?

A envelhescência é uma preparação para entrar na velhice, assim como a adolescência é uma preparação para a maturidade. Essa etapa pode atenuar os efeitos da velhice e é uma fase de preparação no qual o indivíduo irá lidar com muitas mudanças e adaptações. É necessário que as pessoas que convivem com os envelhescentes compreendam essa fase e apóiem todo esse momento de transformação, readaptação.

Cada pessoa possui suas particularidades que deverão ser respeitadas. Para o idoso, esta é uma fase onde se ele teve consciência e levou uma vida com hábitos saudáveis, sabe que sempre teve sua independência (embora relativa) respeitada e isso nunca o impediu de interagir. 

Quem sempre trabalhou deve continuar fazendo-o mesmo aposentado, ainda que seja um trabalho de poucas horas semanais e de rentabilidade baixa,
 o trabalho é uma das fontes de prazer, para quem ama e respeita a sua vida e a do próximo. A produtividade - independente da atividade realizada - aumenta a confiança e pode prevenir a incidência de algumas doenças.


 A atividade sexual na idade adulta até a terceira idade deve ser mantida, pois é saudável. As pessoas não perdem a função sexual. O que deve ser mantido nessa etapa da vida é o aconchego, a intimidade do casal, o respeito. 

 Os exercícios devem fazer parte de qualquer fase da vida das pessoas e previnem sintomas da depressão e melhoram a autoestima, o autoconhecimento, a interação social, a redução do risco cardiovascular, além do controle de  doenças como artrite e diabetes. 

 A sociedade deve aproveitar a experiência de vida dos idosos, mostrando-lhes que são seres capazes, produtivos, experientes. É importante, também, tratá-los com amor e carinho.

Vilauba Figueiredo

Nenhum comentário: