quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O poder da auto-estima !

O segredo para alcançar a felicidade em qualquer fase da vida é manter 

a auto-estima no auge.


Carnaval com o Grupo de Convivência  "É Preciso Saber Viver" da Associação Beneficente Manduca e Leticia

A Terceira Idade torna-se muitas vezes uma fase complicada. A auto-estima é colocada à prova no dia-a-dia de cada um, onde muitas pessoas se sentem diminuídas, tristes e impotentes mediante as transformações sofridas ou ainda mais quando há o agravamento de doenças crônicas inerentes a idade.
Achei interessante uma observação do  médico especialista em psicoterapia e coordenador da Unidade de Reabilitação Neuropsicóloga – URN em São Paulo, Dr. Cláudio Guimarães dos Santos,que diz:  "... não ficamos velhos de uma hora para outra. Precisamos de uma vida, para que isso aconteça. E a construção do nosso envelhecimento é o primeiro aspecto preventivo que devemos levar em consideração. Quem envelhece mal, corre o risco de ser um idoso infeliz e cheio de doenças.Não devemos negar a velhice. Este é um dos piores comportamentos”, revela o especialista. 
Querer se transformar no que não é, entrar na onda da banalização e do culto ao corpo, esquecendo completamente do espírito, é o primeiro passo que o levará a uma possível depressão. É preciso aceitar as limitações existentes, de forma a supera-las com sabedoria,   manter sempre vivo o interesse pelas coisas de modo geral, pela vontade de aprender e, principalmente, pela constante auto-reflexão.
A auto-estima é importante para qualquer pessoa, independente da idade. Ela quer dizer “a capacidade que o indivíduo tem de ter uma avaliação positiva de si mesmo em diversos aspectos da vida”.
A chave para mantê-la em alta é se perguntar constantemente: como anda o meu trabalho, meus filhos, minha vida social? Como me avalio hoje?
Nenhum julgamento é tão importante quanto o que o “EU” faz de si mesmo.
Durante este questionamento você encontrará diversas barreiras. Aproveite este momento para refletir e, se for o caso, mudar o seu comportamento. 
Que tal transformar essas barreiras em desafios? Isso mesmo! Não é só porque chegou nessa fase da vida que não tem mais a capacidade de enfrentá-los, muito pelo contrário. Neste momento, a sua grande parceira é a sabedoria. Ela possui valor inestimável.


Nenhum comentário: